Hoje é muito comum pessoas hospedarem  e-mails de um domínio próprio no Google usando o GoogleApps. Dessa forma utilizasse a interface do Gmail como Webmail. Porém vamos supor que esse usuário deseja mudar de hospedagem de-mails. Seus e-mails não estarão mais atrelados aos servidores do Google, nem mais se logarão no Gmail para ter acesso a suas mensagens. Como então realizar um backup dessas mensagens?

Há basicamente 2 formas:

A primeira é mais trabalhosa pois requer que o usuário configure seu e-mail em um cliente de e-mail (exemplo: Outlook, Thunderbird, etc) e para isso este precisará saber os servidores de entrada e saída de e-mails, portas do servidor, dentre outras informações.

A segunda forma é bem mais simples. Vejamos como fazer isso:

Baixe o programa Gmail Backup clicando AQUI;

Após instalar o programa em seu computador a janela abaixo será exibida. Nela defina qual o seu e-mail, senha, o local onde o backup das mensagens será salvo e a data de inicio e fim em que as mensagens foram recebidas:

1gmail

Após isso clique na opção “Backup” e a janela abaixo será exibida:

gmail2

Perceba que a janela acima mostra o status do processo de backup. Espere até concluir o backup de todas as mensagens. Após concluir abra a pasta em que o backup foi realizado e você verá as mensagens de forma semelhante a tela abaixo:

gmail3

Seu backup foi realizado com sucesso!

Restaurando as mensagens ao novo servidor de hospedagem:

Se a restauração for realizada para os servidores do Google, você pode usar esse mesmo software. Todavia se a restauração for para outro servidor de e-mails, siga os seguintes passos:

1. Configure seu e-mail (como imap) no Thunderbird com os dados que lhe serão repassados por seu novo provedor de e-mails (saiba mais clicando AQUI);

2. Com o e-mail já configurado, vá até a pasta onde o backup está e arraste as mensagens desejadas para a caixa de entrada do Thunderbird conforme o exemplo abaixo:

gmail4

3. Após isso a mensagem terá sido restaurada para o Thunderbird e como sua conta está configurada como IMAP ocorrerá a sincronização das mensagens e estas passarão a ser vista também em seu Webmail (servidor de e-mails). Abaixo segue comprovação:

E-mail que foi restaurado para a caixa de entrada do Thunderbird:

thunder

E-mail sincronizado no servidor:

gmailex

Espero ter ajuda em sua dúvida. Até mais!

Como fazer backup e restauração de e-mail do Gmail?

Post navigation


3 thoughts on “Como fazer backup e restauração de e-mail do Gmail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*