Registrar um domínio é um procedimento simples e que pode ser feito por qualquer pessoa sem a necessidade de conhecimento técnico ou de intermediação de outras pessoas. O registro de domínios terminados com .br ( exemplo: .com.br, .ind.br, .adv.br, etc ) é feito no site http://www.registro.br  do NIC.BR que é a entidade brasileira responsável .

Neste artigo falaremos todos os passos necessários conforme apresentado na página http://registro.br/info/novo-registro.html. Vamos lá:

1) Para registrar um domínio você deve ter um ID (Identificação) no site www.registro.br.

2) Clique na opção “Registro” como indicado na tela abaixo:

imagem12 Como criar um ID no registro.br

3) Preencha o campo com seu ID e sua senha no local indicado pela figura:

imagem13 Como criar um ID no registro.br

4) Agora você está em um painel de controle. Para registrar domínio .com.br ou qualquer outro domínio destinado a empresas clique no link “institucional”. Se você for pessoa física e desejar registrar o .com.br ou qualquer domínio para pessoa física clique em “Pessoa Física”. Para registrar os domínios de profissionais liberais como o .adv.br, .med.br e outros clique em “Profissional Liberal”.

imagem14 Como criar um ID no registro.br

5) Será mostrado uma tela parecida com a imagem abaixo. Trata-se de um acordo que deve ser lido principalmente se for a primeira vez que você registra um domínio. No final do texto clique no botão “concordo” para poder visualizar o formulário.

imagem15 Como criar um ID no registro.br

6) Preencha o formulário com atenção e de forma correta pois ele será verificado pela equipe do registro.br. Preencha o campo chamado “Domínio” com o nome do domínio e selecione a extensão (exemplo: .com.br) na caixa ao lado. Observe que o nome do domínio não contém www. Exemplo: se você fosse registrar o domínio meuexemplo.com.br digitaria a palavra meuexemplo e selecionaria a extenção .com.br na caixa ao lado.

Você deve seguir algumas regras na hora de escolher o nome do seu domínio.
As regras básicas são:

a) O domínio deve ter no mínimo 2 e no máximo 26 caracteres (só o nome do domínio sem extensão).
b) Você pode utilizar letras e números e o hífen “-”.
c) Um domínio não pode conter apenas números.
d) Não recomendamos o uso de acentuação. Menos de 10% dos usuários da internet tem navegadores compatíveis com nomes de domínio acentuado. Muitas pessoas não conseguirão acessar seu site se o domínio for acentuado. Desta forma prefira registrar domínios sem acentuação.

Preencha o número do documento corretamente, pois ele será verificado antes do domínio ser registrado. No caso de registro de domínio .com.br você deve digitar o CNPJ e os dados cadastrais da empresa que será dona do domínio. Para registro de domínios de pessoa física (.com.br ou qualquer outro) preencha o CPF corretamente e os dados da pessoa que será dona do domínio. No campo “ID técnico” você pode colocar seu ID ou o ID de algum profissional do seu provedor de hospedagem. No campo ID Cobrança deverá por seu ID ou o ID da pessoa que será responsável pelo pagamento da taxa de registro cobrada por eles.

imagem16 Como criar um ID no registro.br

Nos campos de “Delegação de DNS” coloque as informações que foram passadas pelo Provedor de Hospedagem quando seu plano de hospedagem foi ativado.

Você deverá preencher o campo “Nome” do Servidor Master e o campo “Nome” do Servidor Slave 1(esse campos são nome dos servidores dns). Os campos de IP, IPv6 e todos os outros campos ficam em branco. Se desejar informar o DNS depois deixe todos os campos em branco e desta forma você terá 14 dias para retornar e preencher esta informação que será fornecida quando seu plano de hospedagem for ativado.

imagem17 Como criar um ID no registro.br

7) O registro.br te enviará um e-mail com informações sobre a ativação do seu domínio. Se você já informou os dados de DNS o domínio entrará na fila do próximo processo de publicação que ocorre a cada 30 minutos. Quando este processo de publicação ocorrer seu domínio passará a funcionar. Caso ainda não tenha fornecido os dados de DNS você terá 14 dias para fazer isto. Observe que seu domínio não estará registrado durante estes 14 dias. O registro só é executado quando os dados de DNS são fornecidos e a numeração do seu CPF ou CNPJ é verificada pela equipe deles. Você também receberá um email com os dados para pagamento da primeira anuidade de R$ 30,00 cobrada por eles pelo registro do seu domínio. O pagamento é feito por boleto que você poderá imprimir pelo site deles. O domínio será registrado antes de qualquer pagamento. No caso de domínios.ORG. BR ou qualquer outro que exija o envio de documentos pelos correios o registro só será concluído quando você enviar os documentos solicitados para eles.

Como registrar um domínio no Registro.br?

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*