O Google Apps é um serviço oferecido pelo Google em conjunto com seu administrador de domínio, que pode ter acesso às informações de sua conta, inclusive seu e-mail. Por meio desse serviço seus e-mails podem estar hospedados no Google e todo o gerenciamento (exemplo: criação de e-mails, mudança de senhas, criação de alias, etc) passa a ser realizado por meio do GoogleApps. 

Porém muitas pessoas tem dúvidas de como fazer o caminho inverso, ou seja, como mudar sua hospedagem e e-mails do Google para outro provedor. A mudança de hospedagem está relacionada a mudanças nos servidores dns do domínio. Então surge a dúvida:

Como posso mudar os servidores dns do meu domínio estando ele no Google?

Bem, se seu domínio for um domínio nacional (ou seja, com terminação .br) é fácil. Basta acessar o site do Registro.br e apontar os dns para o seu provedor atual, porém para isso você precisa ter o usuário e senha da sua conta.

Obs: Se você for mudar apenas a hospedagem do site, porém mantendo os e-mails no Google, precisará solicitar a seu provedor de hospedagem que aponte os servidores MX para o Google.

Se seu domínio for um domínio internacional (exemplo: com terminação .com, .net), siga os seguintes passos para mudar os servidores dns, mx e outras entradas de seu domínio:

1. Acesse a pagina do GoogleApps. A janela abaixo será exibida. Preencha o campo em destaque com o seu domínio e escolha a opção “Admin Console” e clique na opção “Ir”:google1

2. Informe seu usuário e senha de acesso ao GoogleApps e clique em “Fazer Login”:

google2

3. Dentro do Admin Console clique na opção “Mais controles” para expandir as opções:

google3

4. Na janela abaixo clique na opção “Domínios”:

google4

5. Na tela abaixo clique na opção em destaque:

google5

6. A janela a seguir será mostrada. Copie os dados citados pois estes serão usados no acesso ao Console DNS. Cliente na opção “Acesse o console DNS”:

google6

7. A página abaixo será mostrada. Preencha os campos com seu domínio a senha mostrada na etapa anterior, preencha o captcha e clique em login:

google7

8. Caso queira mudar os dns para seu atual provedor, clique na opção “Edit” conforme abaixo:

google8

9. Clique na opção “Custom”, preencha os campos com os dns informados por seu provedor de hospedagem e clique em “Save” para salvar as mudanças realizadas:

google9

10. Caso você queira realizar mudanças nas entradas abaixo basta clicar em “Edit”:

google10

11. Caso você precise mudar as entradas de MX pode fazer isso na janela abaixo:

google11

Caso você queira que sua hospedagem e e-mails esteja em outro provedor, bastará apontar para os dns do seu provedor conforme orientado no passo 9 desse tutorial. Possivelmente após esse apontamento seu domínio assumirá os servidores MX do seu provedor atual. Sendo assim, não será preciso mudar as entradas de MX e as outras entradas descritas nas etapas anteriores.

Espero ter ajudado. Caso você tenha dúvidas fale conosco clicando AQUI.

Mudando servidores dns no Google Apps

Post navigation


12 thoughts on “Mudando servidores dns no Google Apps

  1. Olá,

    Eu tenho esse dominio wallacedias.com, vinculei meus servicos de email para o google, mas quero voltar para meu servidor que é da Hostinger, o problema é que exclui a conta e pensei que voltasse automaticamente para Hostinger, realmente a conta não existe mais no google e meus emails não chegam na caixa de entrada do me servidor, mas consigo fazer envios. Como devo proceder? Está com dois dias que exclui a conta. Obrigado!

    1. Olá Wallace,

      Você precisa que seu provedor de hospedagem faça os apontamentos ao MX da Hostiger e inclua as entradas mail, imap, pop, smtp, etc apontando para os servidores da Hostiger. Se você tiver o Cpanel de sua hospedagem, você mesmo pode realizar esses apontamentos. Provavelmente você terá de criar as contas de e-mail novamente.

      Espero ter ajudado.

      Se ainda tiver dúvidas estou a disposição.

      Lino Junior – Tutoriais TI

  2. Olá, como posso alterar meu dominio padrão no google apps? sou da época que era grátis e não gostaria de pedir este serviço, comprei um novo dominio e gostaria de alterar para esse novo. la nos tutoriais fala de usar um directy api mas nao sei nem pra onde vai

  3. Bom dia, estou precisando transferir um site de um cliente para outro servidor. A questão mais delicada é ele continuar utilizando o e-mail do google como explica a cima, onde ele tem armazenado informações importantes e não pode correr o risco de perder aquelas informações. Seguindo o procedimento acima de redirecionar o DNS e depois apontar as entradas MX para o google, os mesmos e-mails, com as mesmas informações continuaram ou serão substituídas por um e-mail limpo.

    1. Isso mesmo Rodimar. Quem administra sua zona de dns (ou seja, seu provedor de hospedagem) deve realizar os devidos apontamentos aos servidores MX do Google.

  4. Durante meus testes no google for works, eu comprei um dominio, no entanto, eu não quis mais usar o google for works. Hoje eu gostaria de continuar com o dominio que eu comprei do google (dominio .com), é possível?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*