Introdução:

O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico (e-lixo) entre os países emergentes. Estima-se que mais de 40 milhões de toneladas deste tipo de lixo são descartadas anualmente em todo o mundo. Estes produtos eletrônicos possuem altas quantidades de compostos químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde – portanto não podem ser descartados como lixo comum.

Uma das grandes preocupações do século XXI é a produção e gestão de lixo eletrônico, pois é algo que, até a década de 90, era praticamente inexistente. Neste cenário, a TI verde é uma realidade e um diferencial para quem quer sair na frente na questão ecológica. Além disso, ser sustentável é um grande diferencial competitivo no mercado atual.

O que é Green IT?

Ao contrário do que muitas empresas entendem por Green IT, o conceito não se restringe à correta destinação do lixo. Ela abrange, além de reparo de equipamentos, uso e reuso de recursos naturais e até mesmo a arquitetura empresarial, de modo que a infraestrutura permita uma vida útil maior aos equipamentos de informática. Outro escopo da Green IT é a legislação ambiental – que toda empresa é obrigada a seguir.

Um dos erros mais comuns em empresas é imaginar que o descarte correto é uma questão de reduzir custos. Não é, embora sim, muitos equipamentos possam ser reparados ao invés de descartados. Para este tipo de análise, é importante ter um consultor de tecnologia habilitado em Green IT.

Os benefícios da Green IT

Por mais que a TI Verde não vise reduzir custos, ela não precisa trazer despesas para uma empresa. Em longo prazo, é uma iniciativa que ao reduzir o impacto ambiental gera empatia tanto do público, que apoiará a sustentabilidade, quanto de parceiros interessados em normas e usos corretos da tecnologia sem causar danos ao meio ambiente.

Por isso, é importante ter um consultor que oriente qual a melhor forma de gerir a tecnologia da informação em uma empresa: alguém que conhece as opções de redução de impacto ambiental, como Créditos de Carbono e Índice de Sustentabilidade Empresarial. Sua empresa não precisa ser um vilão para o meio-ambiente!

Green IT. Por que ela é importante para sua empresa?

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*