Mudança de servidor é sinônimo de trabalho e contratempos, principalmente no que diz respeito à propagação de DNS. É normal o DNS de um domínio ser alterado e algum tempo depois o site continuar sendo direcionado para o servidor antigo. Isso acontece porque o cache utilizado pelos servidores de DNS não é atualizado instantaneamente assim que há alterações no domínio. Normalmente a propagação se completa após 24h ou 48h.

No entanto, durante esse período, o cache de alguns servidores se atualiza, ou seja, alguns servidores recebem as novas informações antes de outros. Dessa forma, em alguns locais do mundo já possível acessar o site no novo servidor, enquanto que em outros o visitante ainda é direcionado para o servidor antigo.

Existem alguns serviços que fazem uma verificação do DNS associado ao domínio em diversos servidores do mundo. Assim é possível acompanhar a propagação.

Alguns serviços úteis:

whatsmydns.net: neste site é possível verificar quais os servidores DNS já estão exibindo as informações atualizadas. Além do DNS, ele lista também o IP do seu servidor.

intodns.com: este serviço é ainda mais completo. Ele lista o endereço IP do servidor e dos DNS, lista os DNS e muitas informações mais avançadas.

Dica: se você alterou o DNS e percebeu que ele já propagou por alguns servidores mas continua inacessível para você, tente acessá-lo utilizando um proxy, pois ele já pode estar disponível em outras partes do planeta.

Propagação de DNS: Como saber se já houve a propagação?

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*