Vamos apreender nesse tutorial como configurar o e-mail no Apple Mail do Mac OS:

1. Ao abrir o programa de E-mail do Mac a janela abaixo será exibida.  Nela você deve informar o nome da conta de e-mail a ser configurada, o endereço de e-mail e a senha. Após isso clique em “continuar“.

2. Na tela abaixo escolha o protocolo(POP ou IMAP), a descrição que pode ser qualquer nome, o servidor de entrada de e-mails(ou Incoming Mail Server), o nome de usuário(e-mail completo) e a senha e clique em “continuar“.

3. Na janela abaixo defina o servidor de saída SMTP. O campo descrição pode ser qualquer nome. No campo “Servidor de Correio de Saída” ou Outgoing Mail Server, escreva o servidor fornecido pelo seu provedor de e-mails. No meu caso é necessário o uso de autenticação no envio de e-mails. Por isso marque a opção “Usar Autenticação”. Após isso defina o usuário e senha de autenticação e clique em continuar…

4. Na tela abaixo aparece um sumário da conta configurada. Não é necessário usar SSL. Por isso a opção SSL está desativada. Após isso clique na opção “Criar“.

5. A janela abaixo mostra a conta já recebendo e-mails normalmente.

6. Para editar as configurações da conta criada, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta “entrada” e escolher a opção Editar(nome da conta), conforme tela abaixo:

7. A tela abaixo será exibida exibindo as configurações da conta.

*Obs: Para editar o servidor SMTP ou saber o usuário e senha de autenticação, ou mesmo o tipo de autenticação que o cliente usa(o padrão é tipo de autenticação = senha), basta clicar sobre o servidor de saída e escolher a opção “Editar“.

8. Caso você queira criar uma nova conta pode escolher as opções +  conforme tela abaixo:

Para remover a conta de e-mail basta clicar sobre a conta de e-mail criada e clique no sinal de menos (-), que fica no canto inferior esquerdo do programa.

Dica: Uma informação importante é a porta que os servidores de entrada e saída devem usar. Abaixo segue os servidores e a porta padrão a ser usada em cada servidor:

POP = 110                                                                            

IMAP = 143                                                                                   

SMTP= 587

Geralmente o programa assume essas portas como padrão, mas é sempre bom se certificar de que são essas portas que estão sendo usadas, caso você esteja com problemas no envio ou recebimento de e-mails.

Para visualizar melhor a navegação dentro do Apple Mail você pode acessar um simulador clicando aqui. Apesar do simulador estar em inglês, pode ser muito útil para aqueles não muito familiarizados com esse programa.

Dúvidas ou sugestões de melhorias em relação aos tutoriais, fale conosco…

Forte abraço!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*