Muitas pessoas não sabem, mas é possível usar o Gmail como um Client de e-mails. Dessa forma é possível enviar e receber e-mails de qualquer e-mail usando a interface do Gmail. Outras pessoas pessoas até sabem que isso é possível mais encontram dificuldades na configuração inicial. Conseguem adicionar a conta e receber e-mails, mas não conseguem configurar o servidor de envio de e-mails. As dúvidas são muitas, mas nesse tutorial vamos mostrar que esse é um procedimento muito simples:

  1. Após logar-se em seu e-mail do Gmail, clique no ícone indicado pela seta e depois clique na opção Configurações:

gmail1

2. Na tela abaixo clique na opção Contas e importação e depois clique na opção Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui:

gmail2

3. Na janela abaixo escreva o e-mail que deseja configurar dentro do Gmail e clique em Próxima etapa:

gmail3

4. Agora informe o usuário, senha, servidor POP (ou IMAP) e escolha a porta. Caso não saiba exatamente qual o servidor e porta usar busque essa informação junto ao seu provedor de e-mails. Marque Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor pois assim você manterá uma cópia das mensagens salva em local seguro. Após isso clique em Adicionar conta:

gmail4

5. A próxima tela perguntará se você deseja enviar e-mails por essa conta. Escolha a opção Sim, e clique em Próxima etapa:

gmail5

6. Preencha seu nome. Se quiser que seu e-mail seja tratado como um alias marque a opção que cita isso, ou caso haja dúvidas sobre essa etapa CLIQUE AQUI e saiba mais. Se não houver dúvidas clique em Próxima etapa:

gmail6

7. Na janela abaixo informe o servidor de envio (SMTP), usuário, senha, porta e a forma de autenticação. Geralmente a porta padrão é a 587, mas as vezes dependendo do servidor e da forma de autenticação pode ocorrer um erro nessa etapa semelhante a esse:

Falha de autenticação. Verifique seu nome de usuário/senha. [Resposta do servidor: Unspecified Error (SENT_EHLO): Unable to send AUTH command over non ssl connection code(0) ]. 

Isso ocorre porque provavelmente seu servidor de envio não requer SSL. Nesse caso você pode usar a porta 25 no envio escolhendo a opção Conexão não segura, mas deve entender que há riscos. Então antes de realizar essa configuração veja junto a seu provedor de e-mails se eles não tem suporte a SSL pois dessa forma os e-mails estarão mais seguros. Se quiser continuar basta clicar em Adicionar conta: 

gmail7

8. Pronto! A janela abaixo será mostrada. Um e-mail foi enviado a sua conta contendo o código de confirmação. Clique no link de confirmação ou digite o código de confirmação no campo abaixo e clique em Confirmar:

gmail8

Após essa etapa sua conta terá sido configurada com sucesso.

Como configurar sua conta de e-mail para ser acessada a partir do Gmail?

Post navigation


4 thoughts on “Como configurar sua conta de e-mail para ser acessada a partir do Gmail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*