Muitas pessoas não sabem, mas é possível usar o Gmail como um Client de e-mails. Dessa forma é possível enviar e receber e-mails de qualquer e-mail usando a interface do Gmail. Outras pessoas pessoas até sabem que isso é possível mais encontram dificuldades na configuração inicial. Conseguem adicionar a conta e receber e-mails, mas não conseguem configurar o servidor de envio de e-mails. As dúvidas são muitas, mas nesse tutorial vamos mostrar que esse é um procedimento muito simples:
- Após logar-se em seu e-mail do Gmail, clique no ícone indicado pela seta e depois clique na opção Configurações:
2. Na tela abaixo clique na opção Contas e importação e depois clique na opção Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui:
3. Na janela abaixo escreva o e-mail que deseja configurar dentro do Gmail e clique em Próxima etapa:
4. Agora informe o usuário, senha, servidor POP (ou IMAP) e escolha a porta. Caso não saiba exatamente qual o servidor e porta usar busque essa informação junto ao seu provedor de e-mails. Marque Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor pois assim você manterá uma cópia das mensagens salva em local seguro. Após isso clique em Adicionar conta:
5. A próxima tela perguntará se você deseja enviar e-mails por essa conta. Escolha a opção Sim, e clique em Próxima etapa:
6. Preencha seu nome. Se quiser que seu e-mail seja tratado como um alias marque a opção que cita isso, ou caso haja dúvidas sobre essa etapa CLIQUE AQUI e saiba mais. Se não houver dúvidas clique em Próxima etapa:
7. Na janela abaixo informe o servidor de envio (SMTP), usuário, senha, porta e a forma de autenticação. Geralmente a porta padrão é a 587, mas as vezes dependendo do servidor e da forma de autenticação pode ocorrer um erro nessa etapa semelhante a esse:
Falha de autenticação. Verifique seu nome de usuário/senha. [Resposta do servidor: Unspecified Error (SENT_EHLO): Unable to send AUTH command over non ssl connection code(0) ].
Isso ocorre porque provavelmente seu servidor de envio não requer SSL. Nesse caso você pode usar a porta 25 no envio escolhendo a opção Conexão não segura, mas deve entender que há riscos. Então antes de realizar essa configuração veja junto a seu provedor de e-mails se eles não tem suporte a SSL pois dessa forma os e-mails estarão mais seguros. Se quiser continuar basta clicar em Adicionar conta:
8. Pronto! A janela abaixo será mostrada. Um e-mail foi enviado a sua conta contendo o código de confirmação. Clique no link de confirmação ou digite o código de confirmação no campo abaixo e clique em Confirmar:
Após essa etapa sua conta terá sido configurada com sucesso.
Bom dia amigo, muito bom seu tutorial, porém estou ficando desesperado, não consigo de nenhuma maneira, estava com o mesmo problema apresentado por vc no inicio, depois de ter mudado a porta para 25 está aparecendo essa mensagem “Não foi possível acessar o servidor. Verifique novamente o servidor e o número da porta.” meu dominio está hospedado no UOL Host. Desde já agradeço.
Estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver?
Muito bom, este é o melhor blog de tutoriais para emails 😉
Grato por ter ajudado Marcia.
Lino – Tutoriais TI
Bom dia amigo, muito bom seu blog, mas gostaria de saber o seguinte: como que eu faço todo esse procedimento via CMD?
Caro Vander, deixa eu ver se entendi sua dúvida: Você deseja fazer a mesma configuração via prompt de comandos? Se é isso particularmente não sei. É possível acessar uma conta de e-mail e também enviar e-mails via prompt de comandos. Se é isso que você deseja fazer o link abaixo pode te ajudar…
http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Teste_de_envio_e_recebimento_via_Telnet